Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

E o futuro chegou

Eu nasci num tempo em que tudo era analógico, o telefone nem botão tinha, era um disco. Ah! A linha telefônica era um bem, declarado em imposto de renda e tudo mais. Celulares, meu pai se cadastrou para receber uma linha e demorou para recebermos um. Computadores? Na minha casa ele só chegou quase no final do século XX. A minha ideia de futuro é um misto de "Os Jetson´s" com "De Volta para o Futuro" com arquitetura e design de meados dos anos 1950 - 1960, algo assim meio Tomorrow Land, super me identifico com o Carrossel do Progresso.

Há vários anos, ainda na faculdade, li o livro  "A Vida Digital", de Nicholas Negroponte. O ano era 1997. Não lembro de nenhum dos colegas demonstrarem qualquer entusiasmo com a coisa toda. Só o professor parecia ver "futuro" naquilo. O livro ficou esquecido por bastante tempo, achava até que tinha sido doado. Um dia, enquanto lia na tablet, algo vez click: lembrei do livro! Que finalmente, começo a reler para ver como vou interpretar a coisa agora que o futuro chegou, o que ainda não fiz foi descobrir se ele fez alguma nova edição no livro.

Foi justamente, procurando saber isso, que me deparei com uma palestra dele de 1984, há 30 anos ele fez algumas previsões. Olha, eu ri muito de mim mesma e da minha ingenuidade ao ler o livro há tanto tempo. Em breve conto aqui o que essa releitura me trouxe. Coloco o primeiro video dele no TED e o último, comemorando os 30 anos.





Nenhum comentário: