Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Papas Arrugadas


Para mim, um dos problemas de ficar em lugares extremamente turisticos é que fica complicado ter acesso a cultura local. Sempre gostamos de experimentar comidas típicas e saber um pouco mais da história do local. Na Gran Canária não foi diferente, mas infelizmente, pudemos provar apenas um prato típico: Papas Arrugadas, além é claro do "mojo". Bem que perguntamos e procuramos, mas para comer a verdadeira culinária canária era preciso dar um passeio pelo interior da ilha e acabamos ficando pelo litoral mesmo.
Mas, eu adorei as "papas arrugadas" e tratei de descobrir como preparar. Para testar, fizuma pequena porção para acompanhar a carne no almoço e ficaram muito bem. A idéia era fazer o "mojo" também, mas tava faltando luz e eu ia precisar do mixer/ liquidificador. Então eu misturei um pouco de requeijão, com azeitonas picadinhas e pimenta vermelha e ficou bom.

Mas vamos ao preparo.
Batatas novas e pequenas
Agua
Sal grosso

Em uma panela coloque a água e o sal, muito sal, o suficiente para que as batatas flutuem na água. Quando as batatas estiverem cozidas, escorra bem a água e levar de volta ao fogo para secar mexer sempre. Algumas receitas pedem para polvilhar com sal de mesa, eu não fiz e deu certo. Deixei apenas o sal que ficou no fundo da panela e ainda tirei o excesso de sal com um paninho.

A receita do "mojo picon", bom, eu comprei uma mistura pronta de pimenta vermelha picante, alho roxo e cominhos. A embalagem diz que é para misturar azeite e vinagre e bater no liquidificador. Eu ia fazer a minha mistura no mixer, já que tenho os ingredientes em casa para ver no que dava, mas como falei não havia energia para isso. Mas as papas foram aprovadas então em breve farei de novo e faço o Mojo e coloco aqui.

Nenhum comentário: