Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nem tudo é o que parece

Para muita gente ter que preparar uma refeição, por mais simples que seja, é enfrentar um campo de batalha. Não conseguem se orientar na propria cozinha muito menos organizar mentalmente a ordem que cada coisa deve ser feita e ir lavando os utensílios a medida que são sujados está fora de cogitação. Para outro grupo de pessoas isso vem QUASE naturalmente já que a prática leva a perfeição . Demora um pouco para a pessoa aprender seu tempo na cozinha, a ordem que prefere fazer as coisas e por ai vai. Eu, por exemplo, depois de muito sofrer, não tenho mais dúvidas na hora de fazer uma receita pela primeira vez: separo tudo, corto, pico, faço tudo que tem que ser feito e na hora de finalmente ir pro fogo fica parecendo programa de televisão, assim eu evito esquecer de algum ingrediente (sal) ou me atrapalhar com coisas que tem que ser cozidas.
Outra coisa é que todo mundo tem aquele prato que faz melhor, as vezes é algo simples, outras nem tão simples, e assim fica parecendo que dá pra fazer com um mão nas costas, quando não é bem assim. Para quem não tem intimidade com as panelas isso pode ser frustrante. Algumas pessoas dizem que eu faço tudo parecer fácil, mas não é bem assim. A maioria nunca me viu as voltas com as panelas na hora do "vamô-vê" e muito menos teve a "oportunidade" de experimentar meus pratos nos primordios (quando eu servia mousaka crua) não gosto nem de lembrar.
A questão é que não estaria hoje inventando coisas na cozinha se tivesse desistido no primeiro fracasso, comida queimada ou bolo solado. Em mais de uma oportunidade a coisa simplesmente não deu certo, naquele dia não sai nada da cozinha que preste. Mas é assim com todo mundo, até os grandes queimam as panelas! A cozinha é um laboratório onde as regras são bem flexiveis e praticamente tudo pode. Para me ajudar eu tenho inumeros livros de receitas (famosos e obscuros) e quando tenho tempo e lembro, vejo programas de culinária na TV ou na internet, observo como cada um faz as coisas. Sei das minhas deficiencias e vou praticando, praticando ...
Agora, a culpa mesmo tem minha mãe e as minhas avós, cada um ao seu jeito, sempre fizeram coisas deliciosas.


2 comentários:

Livia, mãe da Carol disse...

Adorei as tulipas estilo Brasil! Lindas!

Neda disse...

Obrigada Lívia!
As tulipas são um show a parte.