Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pão de queijo japonês

Ontem tivemos uma visita super especial aqui em casa, a Anna veio para uma tarde super divertida. O melhor era ver os dois brincando com o motor home da Barbie (que na verdade é um Hot Tub Bus) que a Anna trouxe, mas na falta de Barbies, dois valentes Max Steal fizeram a festa no mundo cor-de-rosa, com direito a pizza e pipoca de brinquedo vendo TV (risos, boys, boys). O melhor, era ele querendo que os bonecos sentassem na cabine e "dirigissem" e eu sem conseguir tirar Priscila da cabeça (Tsk, tsk, bad mom, bad)
A questão foi que lá pelas tantas estava na hora do lanche e eu (antes de olhar na despensa) ofereci pão de queijo, pensando em fazer estes daqui, mas na hora do vamos ver não tinha polvinho em casa e agora? Nisso eu vejo um par de olhos negros brilhando de felicidade, sentiram o drama? Só me restava recorrer ao santo google, e ele não falhou. Encontrei em um dos blogs de receita que leio uma receita que substitui o polvilho por fécula de batata, que eu sim tinha em casa! Por sinal, tem várias receitas excelentes no blog, inclusive foi lá que ouvi pela primeira vez do livro "Crazy Water, Pickled Lemons", de onde tirei o bolo para casamento.
Então, com a ajuda dos pequenos, 30 minutos depois, 20 paes de queijo foram devorados. Menos de duas horas depois, outra fornada. O João chegou do trabalho, comeu os dois que se salvaram do ataque, e bom ... gostou tanto que pediu mais.

Lá vai a receita!

50ml de leite
3 colheres de sopa de água (45ml)
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara (200ml) de fécula de batata
1/2 colher de chá de fermento em pó
sal a gosto
1/2 xícara de queijo ralado
1 ovo médio + 1 colher de chá de água

Numa panelinha coloquei a água, a manteiga e o leite e deixei que levantasse fervura. Joguei a mistura em cima da fécula com o fermento, misturei bem. Acrescentei o queijo e o sal, misturei o melhor que pude. Por último, o ovo, misturei mais um pouco. Untei as mãos com manteiga, fiz as bolinhas, coloquei numa assadeira coberta com papel manteiga e levei ao forno médio (pré-aquecido) por uns 15minutos.

As duas fornadas foram diferentes, na primeira fiz como a Akemi, só uma colher de manteiga e coloquei queijo picado e não usie as mãos para misturar a massa. Da segunda vez, não tinha queijo para picar, então foi só o ralado mesmo e no final trabalhei um pouco a massa com as mãos. Dos dois jeitos ficou muito bom, o João ainda colocou um pouco de manteiga. Na internet encontrei ainda quem tenha substituído por purê de batata em flocos de diz que deu certo. Tem também receitas com Arrozina e algo me diz que dá pra fazer com amido de milho também.




Um comentário:

Unknown disse...

Que meninos mais fofos :o)