Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Bolo para casamento


Como falei no post anterior, fomos a um casamento na praia que foi SHOW! A noiva, uma querida amiga portuguesa, veio uma vez jantar aqui e provou um bolo de Laranja, Amendoas e Lavanda e gostou tanto do bolo que me pediu para fazer para o casamento (não, não fiz O bolo do casamento, fiz uma das sobremesas do casamento). Como sou exagerada fiz logo quatro bolos (ora, a festa era para 60 pessoas!).
A receita é deste livro e se fosse para adjetivar eu diria que é simples e sofisticada. Da primeira vez que fiz achei trabalhosa, mas depois de fazer quatro seguidos é ficou fácil e gravada na memória.

250gr de açúcar de confeiteiro
4 colheres de chá de lavanda
250gr de manteiga sem sala amolecida
casca ralada de uma laranja
suco de duas laranjas
4 ovos batidos
50gr de amendoas picadas
200gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preaquecer o forno a 180oC, untar uma forma de 22cm de diametro, forrar com papel manteiga e untar de novo.

Num moedor de café (eu usei o miniprocessador) bater o açúcar e a lavanda e misturar bem com a manteiga até ela ficar bem cremosa. Adicionar a casca de laranja ralada, mexer bem e aos poucos ir acrescentando o suco de laranja (a consistência fica estranha as vezes, mas não tem problema) depois os ovos e misture o melhor possível, acrescente as amendoas e a farinha, duas colheradas de cada vez. Eu sempre peneiro a farinha com o fermento pelo menos duas vezes para quase todos os bolos, com este não foi diferente. Levar ao forno por cerca de 40min ou atpe passar no teste do palito.

Eu esperei esfriar para tirar da forma, mas como usei forma de anel, abri o anel, quando o bolo já estava frio, tirei o papel e a base.

Para a cobertura
Duas xicaras de açúcar de confeiteiro
3-4 colheres de sopa de suco de limão ou laranja (eu usei limão para ficar branquinho)
Misturar bem e colocar em cima do bolo deixando escorrer para os lados. Jogar amendoas torradas por cima, e polvilhar com um pouco de lavanda.

PS. Um dos bolos eu trouxe de volta pra casa (risos envergonhados). Tava tão bom ...

6 comentários:

Paloma Varón disse...

Ai, que delícia. Adorei a combinação de laranja e limão.

Raquel disse...

Perder o casamento já foi uma pena, agora perder um bolo teu... aí já é demais, né?

Quando as coisas andarem mais organizadas, vou experimentar sem dúvida.

Vou reenviar o e-mail
Beijos grandes.

Roberta Martins disse...

que delícia!!! qdo crescer farei um bolo assim.

Só Quero festa! disse...

uma pergunta curiosa, onde eu encontro lavanda???
adorei esta mistura, imagino a delícia e a leveza, um bolo literalmente para espantar más energias e acalmar o espírito.

Neda disse...

Dea, a lavanda que eu tenho, comprei nos EUA. Mas creio que no Brasil tem. Se onde você mora tem lavanda pessoalmente também serve.

Roberta, ainda tem tempo pra crescer, em pensar que quando cheguei em CV era uma cozinheira bissexta.

Houser disse...

Linda a foto!!!