Páginas

sábado, 10 de outubro de 2009

Bolo de Cenoura da Bihi

Bihi, comigo nos braços, meados de 1977.

Bihi era a minha avó paterna, uma figura e tanto! Assim como tantas mulheres de sua geração escondia a idade com todas as suas forças, nem festa de 80 anos quis! Não adiantava argumentar que ela não aparentava a idade que tinha, idade pra ela era um tabú e perguntar uma falta de educação, nem ao médico gostava de revelar tal segredo. Nós, as netas, não a chamavamos de avó ou vovó, chamavamos de Bihi, o seu nome de casa, como todos - fora meu pai - a chamavam. Creio que na mente ela guardava a imagem de avó da década de 1920, a imagem da propria avó. Mas ela era até bem moderninha a Bihi, a cena do comercial das Havaianas poderia ser com ela, mas jamais com cabelos brancos! O engraçado é que ela só foi registrada aos três anos e era extra-oficialmente três anos mais velha, amigas de infancia não cansavam de a provocar com isso, fato que sempre negou. Somente depois de sua morte, o irmão caçula falou que era bem possível que fosse verdade mesmo, fazia sentido!
Sempre que tenho cenouras na geladeira lembro do bolo de cenoura que ela fazia e que me fascina. Imagina na cabeça de uma molequinha de 5 anos a idéia de um bolo de cenoura. Eu só não gostava da calda de chocolate, sempre me deu dor de cabeça. Eis que ontem me peguei pensando na Bihi e lembrei que tinha cenouras na geladeira, então fiz o bolo, mas mudei a cobertura.


A receita não é nada complicada e é um sucesso.

Ingredientes:
Duas cenouras médias descascadas e cozidas
1 xícara de óleo
4 ovos
1 pitada de sal e pimenta
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento
2 xícaras de açúcar

Preparo
Bater no liquidificador o óleo, as cenouras, sal, pimenta e os ovos. Bater bem! Peneirar a farinha junto o com fermento e o açúcar. Misturar os ingredientes secos e molhados e colocar numa forma untada e polvilhada em forno médio (pre aquecido) por cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito.

A cobertura eu fiz assim:
Levei ao fogo uma colherada generosa de manteiga, uma caixinha(200ml) de creme de leite, três colheradas de chocolate em pó, gotinhas de baunilha e quanto baste de açúcar. Fecher até começar a ferver. Colocar ainda quente em cima do bolo. Como sou exagera dobrei a quantidade de cobertura para ter certeza que tinha muito, mas uma medida é suficiente para dar o toque.

8 comentários:

Unknown disse...

Que linda lembrança! Quem não gosta de bolo de cenoura "é ruim da cabeça ou doente do pé" !!!
Beijos,
Daddy

Raquel disse...

Deve ser deliciosa e bem simples.
Adoro receitas com ingredientes desses,desses que tem de certeza aqui em Cabo Verde.

Vou experimentar, sem dúvida!
Aproveito para desejar boas férias para vocês e aproveitem muito.

Bjo

Helga disse...

Bolo de cenoura é um de meus preferidos. Mas ao contrário de vc a minha parte preferia é justamente a cobertura. Mas aí fica fácil entre nós duas: vc fica com a metade de baixo e eu com a de cima hihihih.

Ei, cozinhar as cenouras antes?? Nunca tentei. Corto em rodelinhas bem pequenas e vou acrescentando aos 'molhados' no liquidificador (além do 'batendo bem', bem citado por vossa senhoria).

Neda disse...

Helga
Realmente, a maioria das receitas de bolo de cenoura é com ela crua. No sabor não tem diferença, para uns a cor fica diferente, para outros da pra sentir mais o sabor da cenoura. Pra mim é só uma variável.

Paloma Varón disse...

Hummm, vou tentar esta receita. Será que pode ser feita com farinha de trigo integral e açúcar mascavo?

Socorro Acioli disse...

Tão linda na foto...
Ainda não deu tempo de ligar pra tua mami e ir deixar as encomendas. Vou ver se ligo hoje. Beijos!

Unknown disse...

Hummmm!!! Bolo de cenoura é bom demais!!! Outra receita da Bihi que outro dia eu tentei reproduzir foi o doce de banana (mas é claro que não ficou tão bom quanto) :o(
E a "melequinha de chocolate" foi um "hit" da minha adolescência!!! Tudibom ;o)

Unknown disse...

Vou testar esta receita, parece deliciosa.
http://motherlovedatabase.blogspot.com/