Páginas

domingo, 11 de outubro de 2009

"As água"


A estação chuvosa aqui, se chama "As água" e assim como no nordeste brasileiro marcam o fim do verão. Ano passado, choveu muito, como não chovia havia décadas no país, para terem uma idéia, na cidade da Praia tem um morro que chamam de morro vermelho (por razões evidentes), pois o morro vermelho ficou verdinho, verdinho. Mas isso foi atipico, o normal, é que chovam uns 5-10 dias por ano, segundo os dados disponíveis na internet.
Para este ano, os jornais noticiaram que a estação seria modesta, pouca chuva e mais no interior da ilha de Santiago. Pois minha gente, chove menos que no ano passado, mas tem chovido bem. Tá dando pra matar minha vontade de chuva, que é grande. Como boa nordestina adoro chuva, falo com um soriso nos olhos que o dia tá bonito pra chover e não me importo em me molhar com a chuva, mas ao contrario da maioria dos meus conterraneos, sempre tenho um guarda-chuva a mão.
Mas a raridade do evento chuva aqui fica evidente quando andamos pelas ruas do plateau e vemos que as ruas asfaltadas antes das chuvas do ano passado não tem boca-de-lobo ou qualquer outra forma de dar vazão a água da chuva. Segundo amigos, eles foram fechados pelo asfalto. Eu não estava aqui, só posso confiar, até por que não vejo razão para que alguém invente isso.

Um pedacinho da cidade da Praia. O morro vermelho, verdinho!

Uma amiga voltou do Brasil há pouco e ficou admirada com a vista verde que se tem do avião, também gosto disso, do verde. Tive a mesma sensação quanto fomos a Boa Vista e nunca vou esquecer o choque que foi para os meus olhos ver o verde em Madrid. Hoje fixo bem a cidade verde, é assim que quero guardar Santiago na memória.

Um comentário:

Paloma Varón disse...

Que lindo, Neda, viva As Água!!
Eu adoro esta expressão em cearês, 'Bonito pra Chover', é carregada de poesia.
Encantador este seu post!