Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Insônia


A insônia nunca foi uma companheira frequente, ou pelo menos assim eu achava. Claro que ao longo da vida já passei algumas noites em claro, olhando pro teto ou achando que se mantiver os olhos fechados tempo suficiente vou dormir. Mas aqui em Cabo Verde a coisa tem virado rotina e é assim que descobri que a insonia me acompanha a muito tempo. Pesquisando para encontrar uma imagem para ilustrar este post, encontrei textos que falam sobre o problema e descobri que o sono não reparador está no rol da insonia e isso eu tenho desde sempre, tá, nos últimos muitos anos. Tem dias que o corpo está tão pesado que tenho a impressão que nem um quindaste me tira da cama.
Lembro da minha vô que dizia que não conseguia dormir por que ficava pensando e eu achava engraçado, mas é a mais pura verdade. Comigo o problema é que eu acordo pensando. Funciona assim, vou dormir, acordo, não volto a dormir e a mente começa a trabalhar. Não fico em busca da solução para as guerras, muito menos fico procurando maneiras de chegar a paz mundia, se fosse assim pelo menos haveria um "premio" pela noite em claro. O que eu faço é ficar pensando em coisas que quero fazer, assuntos para 'falar' aqui, idéias de comidas, um lugar que de repente me lembro que seria bonito para fotografar, esse tipo de coisa. As vezes fico lembrando das coisas, passeios, coisas de quando era criança, respotas atravessadas que deveria ter dado, até isso, céus!
Eu já sigo as dicas para evitar as noites em claro, a maioria são puro bom senso mesmo. Nas últimas semanas tenho uma lista de motivos que potencialmente tirariam o sono de qualquer um, admito, mas se eu pego no sono, por que cargas d´água acordo? Ok! Eu sei.

Um comentário:

Helga disse...

Nem me fale. A insônia me acompanha deste o 2o grau. :( ô raiva de ouvir a bendita irmã dormindo ali ao lado. E TUDO passa pela cabeça na hora. Um método bom é anotar as pendências, ou os pensamentos. Manter um caderninho na cabeceira. :) Aí sabe q o pensamento não vai fugir e no dia seguinte estará lá. :D hehehe Já é algo. :P
E eu que descobri enlatados norteamericanos nas madrugadas do SBT. Aí danou-se. Foi nessas que descobri o ÓTIMO The Closer, mas passa 3am e aí é sacanagi!