Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2009

noruega for kids

A Camila (seja bem vinda), leitora aqui da casinha, me pediu dicas sobre viagens com crianças e mencionou a Noruega, então suponho que ou ela mora por lá, ou quer ir para lá, ou vai para lá e quer aproveitar. Bom, vou fazer aqui um roteiro bem grandinho, mas que pode ser editado de todo jeito, estou fazendo de conta que estamos nós organizando a viagem.
Oslo não é uma cidade particularmente bonita, mas tem seu charme, e é no verão que ela fica melhor. Além de andar um pouco pelo centro, que não é muito grande, tem alguns lugares que devem ser visitados, um deles que o Frogner Park (onde fica o Vigelands Park), é o Central Park de Oslo, só que não fica no meio da cidade. O parque é LINDO e as esculturas de Gustav Vigeland são impressionantes. Para quem faz o perfil andar-sem-rumo-piquenique é um excelente programa para um domingo. Em Oslo também não se pode deixar de visitar o Museu Viking, Norsk Folkmuseum, Holmenkolmen e o museu do esqui, o forte e reservar um fim de tarde para andar por Akerbryged e aproveitar para ver a nova Opera de Oslo (um belo exemplar da arquitetura escandinava). Acha que já viu tudo? Então é hora de pegar o trem rumo a Bergen, minha cidade favorita na Noruega, com sorte não chove. Mas o que são algumas, muitas, gotas de água para atrapalhar uma cidade como esta? Por que de trem? Por que aviagem não é longa e a paisagem é de tirar o folego qualquer época do ano e dá para ter uma boa idéia de como é o pais, e também por que eu adoro viajar de trem.
Depois de todos instalados é hora de conhecer o porto, na verdade acho que seria o pier da cidade, por lá bryggen. É a parte mais antiga da cidade e nas ruelas ao olhar para cima a impressão que se tem é que o teto das casas se tocam lá em cima. É um pequeno labirinto, não sei como está hoje. Há bares, restaurantes, lojas, oficinas de artesãos e quando me deixei perder por lá encontrei uma exposição de casas de bonecas. Outra atração de Bergen é o funicular, floybanen, Floy é a montanha que fica em Bergen, a vista é de tirar o folego, por falar em folego, se você tiver bastante dá pra subir a montanha a pé também, ou descer. Por lá também fica o aquario, eu fiquei encantada com os pinguins. Um programa muito legal com crianças, mas não esqueça de levar o carrinho para que quando cansarem o passeio poder continuar. As ruas de Bergen são incriveis, nos bairros mais antigos cada janela pode mostrar algo lindo, como uma pintura, também há várias lojinhas de antiguidades e cafés. Um lugar que também não pode deixar de ser visitado é Troldhaugen, casa onde morou Edvard Grieg, ela fica um pouco afastada do centro da cidade, mas é possível ir de ônibus.
A partir daqui há duas opções, descer para o sul (que eu não fiz) ou ir para o norte de barco no famoso Hurtigruten (eu fiz e amei). Quando eu fiz a viagem, há 15 anos. Era possível comprar apenas o bilhete, sem ter direito a uma cabine para dormir, o que dá super certo quando você é adolescente ou não viaja com filhos. Você pode pegar o navio em qualquer um dos portos por onde ele passa e descer também. Mas a viagem começa em Bergen e "termina" em Kirkenes. Eu peguei o navio em Bodo subi até Honningsvag, dormi lá uma noite, para pegar o navio no dia seguinte e seguir viagem a Trondheim. Por que eu acho que é uma viagem legal para fazer com crianças? Porque, além da paisagem de tirar o folego, tem toda a história de cruzar o circulo polar artico, no verão o sol da meia-noite, no inverno a aurora boreal, ir ao extremo norte da europa, esse tipo de coisa. Uma coisa que eu achei interessante é que os barcos que fazem o linha Hurtigruten (algo com Rought way) são o único meio de transporte entre as cidades do norte durante o inverno. Se os navios páram é porque a coisa tá feia. Uma coisa é que tem que levar roupa de inverno mesmo na primavera ou no verão, um casaco que seja, mas daqueles bem quentes mesmo, um gorro e luvas. Pode fazer muito frio na viagem, muito mesmo.
Trondheim é uma cidade que também vale a pena visitar, na minha opinião a segunda mais bonita da Noruega. A catedral é linda e uma das coisas que me chamou a atenção é que na nave central estão os 12 signos do zodiaco, ninguém soube explicar porque. Outra coisa assombrosa são os órgãos, são dois e um dia ainda vou ouvir-los. O rio que corta da cidade (cujo nome esqueci) tem as suas margens um casario lindo, parece cidade de bonecas. Trondheim é uma cidade universitária e a vida noturna é bem animada. Eu só fiquei por lá meio dia e muita coisa não pude ver. Uma coisa que descobri recentemente é que a cidade está no roteiro de peregrinos da europa. De Trondheim é só escolher o melhor meio de voltar para Oslo ou ir para o sul do país. A Noruega é um destino turistico caro, muito caro até para os padrões europeus, eu tive um ano para conhecer o país e na época, com 18 anos, pouco me importava de dormir sacudindo no trem, ônibus, ou numa poltrona num navio. Nem de bater a porta da igreja e pedir abrigo por uma noite, o que realmente aconteceu quando estava em Honningsvag, e nós, um grupo de 5 meninas, fomos dormir na casa do paroco graças a hospitalidade de sua esposa. Na igreja norueguesa, padres casam.
Viajar com os filhos, ainda mais se tiverem menos de 6 anos, exige toda uma infraestrutura e para lidar com eles os adultos tem que estar descansados, o que nem sempre é possível quando se viaja sem planejamento. Claro que cada criança é de um jeito e muita gente viaja pelo mundo com os pequenos sem se preocupar com isso e tudo dá certo, mas ... Ah! não deixe de fazer um seguro viagem para todos, o sistema de saúde norueguês é ótimo, mas os estrangeiros não residentes têm que pagar. Com a internet fica bem mais fácil saber mais e organizar a viagem, alguns sites que podem ajudar são:

http://www.hurtigruten.com
http://www.visitoslo.com/
http://www.bergen-guide.com/
http://www.trondheim.com
http://www.norwayguide.no

2 comentários:

Helga disse...

Que fera. :) O negócio é imprimir e levar dibadubraço.

João Marcelo disse...

Numa igreja romana/brasileira vcs 5 meninas também estariam perfeitamente seguras... Já se fossem 5 meninos, e coroinhas... MEDO!