Páginas

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A muralha

Durante mais de um ano fiquei pensando sobre o que escrever aqui ... por um tempo fiquei organizando as nossas viagens, dicas e fotos de como fazemos. Mesmo viajando bastante, tem gente que viaja mais e há mais tempo ... meu dia a dia, pode até ser interessante, mas é meu (risos). Dicas de coisas para a casa ... hum ... podia ser, mas minha vida não é só isso, ou é? Tem também os meninos ... os meninos. 
Outro dia numa conversa na internet me dei conta de que quando eu digo que converso com o Felipe (quase 3 anos) as pessoas vem uma conversa assim como de adultos, sei lá, como se eu explicasse demais as coisas, desse satisfação. E não é assim. A conversa se resume a ele entender que eu sei o que ele quer, mas que não pode ser assim. Lembrei de um livro e da comparação que o autor faz das crianças nessa idade com os primatas. Frases curtas, palavras simples e paciência, muita paciência. Imagina, se eles vem o mesmo filme infinitas vezes, quantas vezes não tenho que repetir algo para que ele entenda. Não adianta ficar explicando que tem que tomar banho por que não pode ficar sujo, por isso ou por aquilo. Mas eu posso adotar uma atitude mais positiva e perguntar se ele não quer dar banho em um brinquedo ou então um banho de espuma.

Outro dia tivemos uma noite difícil. Os dois estavam sem sono (na verdade um não queria dormir antes do outro, este sim parecia não ter sono). Taí uma coisa que eu tento ter a maioria paciência do mundo, tento, por que chega uma hora que o meu cansaço me vence e a vaca vai pro brejo. No dia seguinte foi aquela coisa tirar os dois da cama. Mãe eu to com sono!; Mãe tá cedo; Mãe por que você me acordou mais cedo? Ai eu ri! Ia fazer o que? Chorar ia ficar meio estranho. Expliquei (era pro de 7 anos, então já dá pra esquecer o primata e tratar como gente mesmo)
- Lembra que ontem eu dizia que tava na hora de dormir, que era tarde, que tinha escola hoje?
(grunhidos)
- Então, é por isso, eu já sabia que hoje de manhã ia ser assim. Você está com sono, dormiu menos do que precisava.
(grunhidos)
- mas o Felipe ...
- O Felipe pode dormir na escola, você não.
- Na salinha dele tem uma caminha!
De noite tudo se repete. Ele é mais velho, tem que dormir depois do irmão, mesmo que esteja caindo de sono (a lógica é uma coisa nessa idade). Mas dessa vez algumas horas mais cedo ;)


É preciso limites, sempre, limites claros. Mas nem todos os limites tem que ser um muro de concreto armado, uma muralha. Alguns podem estar delimitados com uma cerca de arame, que dobram um pouco. Afinal, ir pra cama sem banho não é tão grave assim, ver um filme até tarde numa sexta também não. Mas tem que lavar os pés, escovar os dentes e trocar a cueca antes de ir pra cama. Agora, dormiu no carro depois da festa de aniversário no sitio, vai pra cama imundo mesmo que nesse dia quem ganhou o presente fui eu!

Nenhum comentário: