Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quando a terra treme

Esta semana, mais uma vez, sentimos a terra tremer. O que é esperado já que moramos em cima de uma grande falha geográfica, na verdade passa uma há menos de 100 metros de onde moramos e foi a que foi "ativada" no ultimo tremor. Mas minha experiência com sismos é bem mais antiga que isso, o primeiro foi em janeiro de 1978, quando eu tinha um aninho. Minha mãe conta que eu ficava cantando para o lustre que balançava no quarto enquanto ela fazia as malas. O segundo foi em janeiro de 1985 e que eu tenho bem vivinho na minha memoria e que cada vez que treme fico na expectativa pra ver se vai ser igual (por sorte não).
Quando nos mudamos para cá e escolhemos um apartamento no sexto andar, muita gente dizia que no primeiro tremor a gente ia correndo procurar uma casa. Bom, assim, por alto já passaram uns quatro, talvez cinco, e por mais estranha que seja a sensação a única diferença é que se for necessário eu vou ter que descer seis andares com duas crianças, e não apenas abrir a porta e sair. Mas afinal o que devemos fazer em caso de terremoto?
Antes de mais nada é preciso ter um kit de emergência. Há várias listas online, o que eu recomendo é que o kit tenha comida (de preferencia que não precise cozinhar para ser comida, mas o ideal seria ter uma daquelas bocas e uma garrafa pequena de gás) e água para uns três dias. Além de roupa de acordo com  a estação, mantas, fraldas e tal. Não esquecer de por um carregador de celular, radio de pilha e lanterna e um kit de primeiros socorros. Ter os documentos a mão para na hora de sair pegar rápido.
A primeira recomendação é ficar onde se está até a terra parar de tremer. Se possível vá para debaixo de uma mesa ou fique sob as vigas de sustentação da casa e se mantenha longe de janelas de vidro e de lugares onde objetos possam cair. Se você está em um prédio alto saiba que ele vai balançar por muito mais tempo, como se você estivesse num navio em alto mar, quanto mais alto o andar, mas balança e por mais tempo (puxe da memoria as aulas de física sobre movimentos pendulares). Só depois que tudo estiver parado veja se é necessário descer (pelas escadas). Se possível, feche a chave de gás antes de sair, se não houver eletricidade use uma lanterna, jamais acenda fósforos ou velas. Para quem está na rua, a recomendação é se proteger sob uma marquise, quem está no carro, parar o veiculo e se possível procurar abrigo.
É importante que a família tenha um ponto de encontro caso estejam separados na hora do sismo e definir como vão proceder caso as crianças estejam na escola ou na casa de amigos. Caso os serviços básicos sejam afetados e não serem restaurados em três dias, lembrar que as caixas de descarga são um bom reservatório de água para a higiene da família, assim a água de garrafa/ mineral fica para beber e preparar a comida.
O mais importante é manter a tranquilidade, na medida do possível, e ficar atento as orientações da Defesa Civil. Em Mendoza, como na maioria das cidades há simulações de terremoto. Nada comparado com as que fazem no Japão, mas ainda assim tem sua importância. Aqui elas acontecem uma vez por mês, o aviso vem no radio e a simulação começa, mesmo quem não está com o radio ligado percebe por que as sirenes das escolas começam a tocar.

4 comentários:

Avassaladora disse...

Se acontece algo parecido por aqui, morremos todos, de fome, de sede ou de desinformação... Simulações, aqui são tratadas com palhaçadas...

Neda disse...

Aqui o pessoal não leva muito a serio não viu. As escolas até que sim, mas de resto nunca vi ninguém saindo de casa, muito menos descendo de escada do apartamento. Lembro que há muitos anos, estagiava num predio que era da IBM e eles tinham por politica fazer uma simulação de incendio. TODOS os executivos da IBM desciam ordeiramente e esperavam a hora de subir, já da firma que eu estagiava não desciam nem a pau e ainda por cima reclamavam por que nos descíamos. Queria ver se rolava um incendio de verdade na hora da simulação. Vai entender...

Celi disse...

Nossa Neda super informativo seu post. Adorei e não sabia nem da metade de todas essas precauções. Agora, me conta: vc tem mesmo tudo isso organizado para caso aconteça algo?
E o receio, medo... como lida com isso tudo? Beijos

Neda disse...

Celi, o kit recomendado é muito maior ... aqui em casa temos os documentos importantes separados para levar conosco e a bolsa do Felipe está sempre a postos. Confesso que tenho medo de arrumar tudo e ai acontecer um grande! Meu critério pessoal para descer é: se depois da sacudida vier uma mais forte eu desço, ou se ouvir alguma sirene. Ando matutando como fazer com os gatos, pois não temos como descer com eles e os meninos. Espero nunca descobrir como fazer. Me preocupa por exemplo, não estarmos todos juntos e se for pra ser, que seja no verão, quando não precisa do aquecimento a gas, casaco, manta e tal ...
BJS