Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

(Re)encontrado meu mojo

Então que estamos aqui há quase 4 meses, 3 meses no apartamento, e ainda me sinto deslocada na cozinha. Coisas mudam de lugar diariamente. Cozinhar parece demorar o dobro e nada fica como eu quero. Das panelas só sai o trivial nada variado. 
Eis que também é tempo de cereja e eu adoro cereja, Guilherme adora cereja, até o João gosta! Outro dia comprei dois quilos da fruta e definitivamente superestimei a nossa capacidade de comer cereja e mais uma vez me vejo em busca de como aproveitar frutas antes que estrague. A idéia era fazer doce, sabe, dura bastante e dá para presentear no Natal. Mas me deparei com esta receita e TIVE que testar. Demorei mais do que o normal para fazer a torta, ou seria bolo? Aproveitei para testar o uso da processadora para bater a massa (deu certo) e tem também a questão do forno. Mas super recomendo a receita e vai muito bem com café ou chá.

Vamos a ela: 

Bolo de cereja com crumble de canela

Para o bolo: 
200g de manteiga em temperatura ambiente
325g de açúcar glacê
1 colher de chá de essência de baunilha
3 ovos
325g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 xícara de leite
300g de cereja sem os caroços
Açúcar extra para polvilhar
Para o crumble:
100g de manteiga fria
70g de açúcar glacê
1/4 colher de chá de canela
150g de farinha


   1. Pré-aqueça o forno a 175oC. Unte uma forma de 30cmX22cm e forre com papel manteiga
   2. Misture a manteiga, o açúcar e a baunilha com o processador até ficar leve e cremoso
   3. adicione os ovos um a um, misture até estarem bem incorporados
   4. Junte a farinha e o fermento e incorpore a mistura com cuidado. Não misture demais (a partir daqui eu batia a mão)
   5. Incorpore o leite
   6. Coloque a massa da forma, cubra com as cerejas e polvilhe o açúcar até cobrir tudo uniformemente.
   7. Para o crumble, misture a manteiga, o açúcar, a canela e a farinha com as mãos e polvilhe por cima das cerejas.
   8. Asse por uns 45 minutos ou até dourar
   9. Sirva frio ou quente, com chantilly, sorvete ...



O blog, Mowielicius, é uma festa para os sentidos, as fotos são de dar água na boca, vale a pena acompanhar.


3 comentários:

Socorro Acioli disse...

Crumble de cerejas é uma boa ideia!
Alias, preciso ir até aí fazer o nosso crumble de ruibarbo (ou whatever, o que importa é que seja crumble!)

Fernando Martins disse...

4 meses já? caramba!!!
O João não empolgou em fazer um "pezinho na coordilheira"?

hehehe, adorei a receita, eu tenho um pé na gastronomia tb... um hobby meu... cozinhar e chamar os amigos para provar minhas misturas... a ultima que criei foi um Frango Thai com molho de damascos.

Bem, passei por aqui para desejar um otimo fim de ano para vcs e aproveitar que vc postou uma receita, não sei se vc viu uma que postei recentemente... Strogonoff de Chocolate.

Abraço

Houser disse...

Parece uma Cuca!