Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A dona rinite

Diz a lenda que todo cearense que se prese tem rinite, não tenho idéia das estatisticas com relação a alergias respiratórias por lá, mas a verdade é que aqui em casa Guilherme e eu temos algumas alergias e rinite/asma (rinite e asma são a mesma doença apresentadas em lugares diferentes do aparelho respiratório). Durante dois anos nào tivemos nada, quando o nariz escorria era um refriado, nunca alergia, e eu me acostumei mal, muito mal.
Aqui existe uma planta chamada platano (nada a ver com banana) que é a primeira a soltar seu polén, no final do inverno. Não tem uma rua aqui na cidade que não tenha plantado na calçada um platano. Por que escolheram essa planta eu não sei, mas a questão é que o polén é altamente alergenico e dessa, nem Guilherme, nem eu escapamos. Quem mandou ter um sistema imunológico que fuciona bem, até demais.
Os primeiros sinais de alergia do Guilherme começaram quando ele era ainda pequeno, não tinha um ano, o diagnostico veio um tempo depois. No caso dele, o normal seria, por volta dos 4 anos as crises já terem diminuido muito ou até mesmo parado e eu realmente achei que isso tinha acontecido por que durante o tempo em que moramos em Praia, ele não teve nada. Comigo as crises começaram na adolescencia, no final da adolescencia. Deveria fazer o teste de sensibilidade, mas nunca fiz. Eu não tenho escapatória, o porblema vai me acompanhar para todo o sempre. Pelo visto os anti-histaminicos e o nebulizador vão voltar a ativa.

4 comentários:

Paloma Varón disse...

Ai, e a cada mudança o organismo tem que combater - para depois se acostumar - com novos alergênicos.
E eu, menina, que comecei a ter asma com seis meses? Herdei do meu pai e da família paterna.
Beijos

Neda disse...

Pois, com o Gui foi com seis meses também, mas como era muito novinho o médico preferiu esperar para dar o diagnostico. Por sorte, é rinite e não asma, sempre acho que asma é muito pior.
Eu nao tinha muito pra onde correr e o G também não.
Bjs

Sofia Fonseca disse...

Neda.. tu assististe às minhas várias crises. Recentemente decidi ir ao médico e já faz duas semanas que não tenho tido nada. Vai ao médico e vê se um tratamento durante esta estação não melhorará isso.

Eu sofro muito com as alergias, estraga dias importantes na minha vida muitas vezes.

Quanto ao Gui, tens que tomar cuidado. Minha médica falou que alergias podem causar asma.

Verifica se a pintura não está a camuflar. Eu não aguento cheiro de tinta.

Beijinhos..
sodaaaadi

Neda disse...

Sofia!!!! Viva!!!
Então, o Guilherme já foi ao médico e está medicado por 15 dias, depois disso, veremos como ele está e que tipo de tratamento deverá ou não ser feito. Eu preciso ir ao médico, venho adiando isso um monte, mas preciso de verdade, como você falou. A pintura não creio que tenha relação, não pioramos depois que pintei a parede do quarto dele, já estamos assim tem umas boas semanas. Gostaria que fosse a tinta, mais fácil de resolver (risos).
Bjs