Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Soncente

Depois de mais de um ano e meio em Cabo Verde, finalmente fomos a São Vicente. Por que demoramos tanto, não sei dizer, mas fico feliz de termos ido por que todos gostamos muito! Não quero entrar no merito da disputa entre São Vicente e Santiago, não mesmo, afinal visitar um lugar e por lá morrar são coisas completamente diferentes. Curtimos uma páscoa diferente e a viagem foi organizada bem em cima da hora, com direto a mudanças sem avisos na hora da emissão do bilhete e horas de demora no Sal esperando a conexão.
Ficamos num hotel pertinho do aeroporto, um lugar extremamente agradável com uma vista fenomenal da praia de São Pedro. O hotel tem um onibus a disposição dos hospedes para ir e vir da cidade de Mindelo, muito útil. Assim, chegamos, deixamos as coisas no quarto e rumamos para Mindelo, para fazer um reconhecimento de terreno, como já era noite ficamos para jantar na Ponta d´Agua (aqui na Praia já deveriam ter feito algo parecido). É um pier muito bonito e moderno, com um complexo de restaurante, café, bar e algumas lojas. O restaurante é muito bom e o lugar é bonito até para um passeio no fim de tarde e assim começamos nossas mini férias.
O hotel tem belas piscinas, e não fosse o vento, teriamos ficado algum tempo dentro da água. Guilherme até se aventurou, ele fica mesmo batendo os dentes, João tentou acompanhar e eu, bom, me molhei até o joelho. Ir a praia era o que realmente queria, mas o vento e a areia eram realmente um incomodo, tanto que Guilherme precisou de uma paerô para um passeio.
Um dia alugamos um carro e, juntamente com João Pedro e Lina, fomos passear pela ilha, saímos de São Pedro, passamos pelo Mindelo em direção a Baia das Gatas (gata = cação) e depois rumamos pela estrada do Calhau e voltamos para o hotel. A baia das gatas em muito lembrou Porto de Galinhas, em Pernambuco, principalmente por conta da grande piscina de mar que tem por lá. Não sei se o mar por lá é sempre tão azul, mas no dia em que fomos estava um espetáculo! É lá que todos os anos se realiza o Festival de Música, a infraestrutura é grande, mas pelo que contam, depois do festival a praia fica um lixo só, me pergunto se o lixo que vi pela costa até a Praia do Calhau ainda era do Festival do ano passado ou de alguma festa. Isso também acontece no Brasil, muitos já devem ter recebido os e-mails com as fotos submarinas da Baía de Todos os Santos depois do último Carnaval, mas isso não faz do lixo daqui menos ruim. A estarda do Calhau parece nova e a cada tanto há um mirante com estacionamento e mesas para piquinique e descanso, dá para curtir a vista, esticar as pernas ou fazer um lanche.
Mindelo é uma cidade muito pitoresca e tem um casario como o que eu esperava encontrar na Praia. As ruas são mais largas e menos sinuosas, por ser pequena, cresce num ritmo menor do que aqui, não é tão cinza, mesmo a ilha sendo muito mais árida do que Santiago fica o colorido das casas.
Mindelo também é conhecida pela sua música, ou pela musicalidade de seu povo, na cidade o que não faltam são restaurantes com música ao vivo na hora do jantar, inclusive o restaurante do hotel oferece shows a noite nos fins de semana. Todos os restaurantes onde comemos tem um pequeno palco e tem os seus cantores.
Muitas foram as dicas que recebi dos amigos de lugares que não podiamos deixar de ver, algumas infelizmente não deu, mas a vontade de voltar para lá é grande então ...

3 comentários:

Unknown disse...

Lindo!!!
Pelas fotos parece uma Fortaleza em (bem) menor escala!
Só não fiquei com mais vontade de conhecer porque o banho é frio :o(
Beijos!!!
P.S. Guilherme tá ainda mais fofo com esse tal pareô :o)

Neda disse...

Irmã
Frio só agora e por conta do vento. Dias antes de chegarmos não havia vento e a água estava melhor para o banho.

Raquel disse...

Que bom que foi essa páscoa, ainda bem. Adorei as fotos lindas. Vocês ai nesse calor... confesso que uma semana atrás até senti saudade, mas começamos agora a curtir a primavera, delicia!
Te mandei uma e-mail, aliás para ti, paula e tatiana, vocês viram?

Beijo grande a todos