Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Risoto com mexilhão


Por algum motivo temos muitas coisas cá em casa estão para vencer. Entre elas um pacote de arroz arbóreo, como um pacotinho rende! Então a idéia foi inventar e como no freezer tinhamos um pacotinho de miolo de mexilhões não foi nada dificil.
A base é o Risotto Bianco do Jamie Oliver, com poucas alterações
Para três pessoas
500ml de caldo de peixe
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola picada
1/2 pimentão pequeno picado
2 dentes de alho picados
4 talos de aipo picadinhos
200g de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco seco
sal, pimenta e manteiga

Esquentar o caldo. Em uma panela separada aquecer o azeite e a manteiga. Adicione a cebola, o pimentão, o alho e o aipo e cozinhe bem lentamente por cerca de 15 minutos, sem deixar dourar. (eu separei um pouco desse refogado para os mexilhões) então acrescentei o arroz e aumentei o fogo. Dexei o arroz fritar levemente, mexendo sempre, quando ele ficou translúcido, adicionei o vinho, mexendo sempre. Quando o vinho foi absorvido pelo arroz é hora de começar a colocar o caldo, uma concha de cada vez, sempre mexendo e deixando que o caldo seja absorvido para então acrescentar a concha seguinte. Também coloquei o sal e a pimenta. O processo dura uns 15 minutos, ai é ver se o arroz já está cozido, se o caldo acabar, ir colocando água quente.
Enquanto isso em uma panela, colocar o refogado, um fio de azeite, 250g de miolo de mexilhões e o suco de meio limão e um pouco de vinho. Deixar cozinhar por uns 10 minutos. Juntar as duas misturas, colocar uma colherada de manteiga, salsa picadinha, ajustar o tempero e servir.


2 comentários:

Paloma Varón disse...

Ai, Neda, que maldade esta foto! Tô babando aqui.
Agora vou ter que gastar bastante $$$ para comer um igual, porque, se depender dos meus dotes culinários...
Vc tem pelo menos um restaurante bom de frutos do mar para me indicar aqui em BSB?
Beijos

Neda disse...

Restaurante de frutos do mar ... let me see... lembro que o Villa Tevere e o Villa Borghese (ambos italianos) sempre tinham bons pratos com frutos do mar. Uma amiga sempre elogiou muito os pratos de camarão do Piantela. E eu lembro de ter comido bons frutos do mar no ZUU e no Universal Diner, ambos da Mara Alcamim. Por que vocês não aproveitam o Sabor Brasília? Tem um restaurante, no final da Asa Norte cujo nome me foge agora que é especializado em peixes, quero dizer que é na 115, mas não estou segura. Ah! Dona Lenha também tinha pratos do mar interessantes.
Bjs