Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Alfajorcitos de maicena - Doña Petrona

El Libro de Doña Petrona está para as donas de casa argentinas com o Livro da Dona Benta para as brasileiras ou o Joy of Cooking para as americanas (a propria Julia Child em mais de uma oportunidade admitiu ser o livro que ela mais consultava em sua cozinha e a verdade é que o exemplar dela está bem usadinho). Durante boa parte da minha infancia eu foleava as páginas do livro de minha mãe, adorava as fotos dos bolos confeitados, das gelatinas e aspics (risos), mas essa é a edição de meados da década de 1970. A edição que tenho aqui em casa é a que perteceu a minha avó e pela data foi presente de aniversário, 24 aniversário. E está claro que, apesar de todo o cuidado que minha avó sempre teve com suas coisas, ele foi bem usado.
O livro está aqui já tem um tempinho, mas só depois que minha amiga Paula falou que nunca havia provado doce de leite foi que decidi abrir o livro, mas não foi para fazer doce de leite não, e sim alfajores de maizena! Uma das coisas que mais gosto.


Há algum tempo encontrei aqui uma lata de Leite Condensado Cozido (que nada mais é do que doce de leite) e comprei justamente para fazer os alfajores. Então outro dia abri a lata e adicionei algumas gotinhas de essência de baunilha e guardei na geladeira, mas o João descobriu e bom, para fazer os alfajores, precisaria de mais doce de leite e decididamente não estava disposta a fazer a receita tradicional então coloquei uma lata de leite condensado da panela de pressão, cobri com água e deixei no fogo por 20 minutos depois da panela pegar pressão. Se você é daquelas pessoas que tem medo ou não gosta de usar a panela então é só colocar numa panela comum, cobrir com água e deixar cozinhando por uma hora. Só abra a lata quando ela já tiver esfriado, viu? Para quem está no Brasil, é só comprar o Doce de Leite em ponto de corte, o outro é muito "mole". Quer fazer o doce de leite do zero? Então, coloque três litros de leite e 750 gramas de açúcar em uma panela e vá mexendo, mexendo, mexendo ... até a consistência e a cor desejadas. No final acrescente a baunilha, se quiser a versão argentina.
Normalmente eu faço uma outra receita para a massa, mas desta vez decidi ir de "estrenar" o livro e não me arrependi.
A receita é assim:

A receita rendeu mais de 40 alfajores! A massa tem que ser pálida mesmo, nada de deixar dourar. Na foto mostro um que passou um pouco do ponto.




9 comentários:

Paloma Varón disse...

Neda do céu, que delícia é essa? Ai, como eu queria ser sua vizinha numa hora destas, hehehe. Este livro ainda é vendido na Argentina? Já quero!
Beijos

Socorro Acioli disse...

Ai, que delícia! O probleminha são as calorias, eu não me dou bem com elas. Bjs!

Neda disse...

HEHEHEHEHEHE!
Realmente não é um acompanhamento nada light para o café ou chá. Por isso por aqui eu faço esse tipo de gostosura e já vou logo despachando para os amigos. E é ai que Paloma se dava bem e Socorro ia acabar comigo dizendo que estou sabotando a dieta dela.

o livro está em sua 101a. edição na argentina e pode deixar que mando um pra você assim que chegar por lá Paloma.

Paloma Varón disse...

Neda, obrigada, mas não precisa, eu juro que não era um pedido, é só para saber se ainda vende, porque, sabe como é, sempre tem alguém indo. Beranrdo mesmo foi recentemente. E alfajores são o meu fraco! Ai, se eu fosse sua vizinha...

Blenda disse...

A minha querida sogra faz esses alfajores e são mesmo um espetáculo!!

Sofia Fonseca disse...

Tive o prazer enorme de provar e garanto que são do céu mesmo!!

Obrigada Neda

Sheila disse...

Neda, estou louca de vontade de fazer a receita, tenho algumas dúvidas, será que vc poderia me ajudar? Pra começar, essas medidas em gramas, vc sabe converter pra xícara?O acúcar é normal ou de confeiteiro? essa levedura, é fermento normal?
Desde já agradeço...

Neda disse...

Sheila,
A conversão das medidas, bom ... a manteiga eu corto conforme a indicação do pacote, agora não lembro quais, mas creio que a maioria traz as indicações. Para os outros ingredientes vc pode usar esta tabela aqui: http://www.tutomania.com.br/artigo/tabela-de-conversao-de-medidas-para-receitas--gramas-para-xicaras-colheres-etc.
O açúcar pode ser o de confeiteiro ou então um refinado bem fininho. O polvo de levedura é pó royal mesmo.
Bom apetite!

Sheila disse...

Neda,
voltei pra dizer que ficaram ótimos!!E olha que eu sou uma péssima cozinheira!Obrigada por compartilhar...