Páginas

domingo, 19 de julho de 2009

Ajudar tá no sangue

Eu nunca entendi qual o receio que as pessoas tem em doar sangue. Sei por experiencia que nem sempre é agradável, para muita gente é bem ruim, a irmã que o diga. Mas o que são alguns minutos quando se pode ajudar tanta gente. Este ano o Ministério lança uma campanha bacana para ver se alavanca as doações de sangue em todo o Brasil. Mas ainda assim muita gente tem medo de doar sangue, fora os que acham que é melhor esperar para se alguém da família precisar, mas se todos doassem sempre não haveria esse problema.
Assim, vale lembra das regras para a doação e sangue:

Para doar sangue é preciso:

  • Não estar usando medicamentos;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
  • Não realizar exercícios físicos antes da doação;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
  • Não ter coloca piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
  • Evitar fumar 2 horas antes da doação;
  • Alimentar-se bem antes da doação, se for pela manhã, com leite de soja ou desnatado, sucos, frutas, café, chá, pão com geléia de frutas. Não ingerir leite e seus derivados (manteiga, margarina, queijo, iogurte) ou alimentos gordurosos até três horas antes da doação.
  • Para doação à tarde, alimente-se com carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão, não ingerindo alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvete, chocolate, etc).

PARA A SEGURANÇA DO SISTEMA DE DOAÇÃO, ALGUMAS PESSOAS FICAM IMPSSIBILITADAS DE SEREM DOADORAS:

· Portadores de doenças infecto-contagiosas (Sífilis, AIDS, Chagas, malária, hepatite B ou C);

· Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (AIDS);

· Pessoas com múltiplos(as) parceiros(as) sexuais;

· Pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses;

· Usuários de drogas injetáveis;

· Mulheres: grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos 03 meses.

LEMBRE-SE:

O intervalo mínimo entre as doações para mulher é de 90 dias, no máximo 3 vezes ao ano e para o homem é de 60 dias, no máximo 4 vezes ao ano.


Pra finalizar, o spot de 15 sec da campanha.

2 comentários:

Helga disse...

Siiiiiiiiiii doar é muito importante, mas eu sou uma das pessoas que costuma dar trabalho pra doar. :D heheheh Eu tento, mas é mais forte do que eu. E olha que tenho histórias sobre, hehehe.

Blenda disse...

eu conheço as histórias da Helga sobre doação de sangue. São vergonhosas! kkkkk

Eu não faço doação porque tenho medo da agulha, do sangue, de tudo!!! Mas se algum dia alguém que eu conheço precisar eu engulo os medos e faço a doação.