Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O cheiro das coisas

Uma das minhas melhores memórias é a olfativa. As vezes me admiro como a coisa funciona e como as misturas são inusitadas, quer ver? A mistura do cheiro de roupa lavada secando ao sol e água suja de lavar a louça me lembram o quintal da casa dos meus avós na Argentina, a casa era MUITO antiga e o ralo da pia da cozinha corria por uma vala no quintal. Umas das misturas mais malucas e que sempre me traz boas lembranças é a de combustivel de avião, com cigarro, com perfume (todos juntos ao mesmo), isso me lembra aeroporto, viagem, algo que eu adoro. Quer saber o engraçado? Fico com dor de cabeça quando vou colocar gasolina no carro, detesto o cheiro de cigarro e tenho que ficar longe de 99% dos perfumes por que eles desencadeiam crises fortes de enxaqueca, mas isso tudo junto não me incomoda. Doido, né?
Por falar em perfume, hoje tive mais uma noite em claro. Cai no sono junto com o Guilherme por volta das 9 horas, acordei meia-noite e não dormi mais. Aqui no predio todas as janelas dos banheiros e a área de serviço dão para um vão comum e além de ouvir pedaços de conversa, telefone, o banho alheio também sobem os cheiros. Antes das oito da matina o apartamento foi invadido pelo perfume da vizinha do quarto andar, não era um cheiro ruim, mas também não era o perfume que eu tava afim de sentir tão cedo. Abri tudo, mas demorou pra sair o cheiro. Então lembrei de quantas pessoas eu já tive que pedir para por-tudo-que-há-de-mais-sagrado não usarem tanto perfume perto de mim. A atenção da Elvira, que trabalhava comigo na TV, que mudou de perfume porque o que ela usava em particular era tiro e queda. Ela entrava na redação, eu corria pra tomar remédio, eu demorei para tomar coragem e falar com ela, era receio da reação, dela achar algo descabido (tanta gente acha), mas não ela parou de usar o perfume. A única vez que ela descuidou me pediu desculpas. Sim, ela também sofre de enxaqueca, mas nem minhas irmãs tem essa preocupação e todas as duas tem enxaqueca.
By the way, eu tento manter distância de muitos perfumes em particular, mas os da Natura e do Boticario lideram a lista, em particular o Kriska da Natura, que era o perfume que a Elvira usava. Acho que nunca agradeci o suficiente.

Um comentário:

Helga disse...

Logo as duas marcas mais tradicionais (e em quantidade de gente usando tb) por aqui? heheheh

Vc sempre pode presentear as pessoas com água de colônia e até explicar como funciona (já q no Brasil tb não tem tanta necessidade de passar tanto perfume por conta dos banhos etc). As pessoas realmente deveriam usar menos perfumes.

Já o que ME deixa com dor de cabeça é barulhos ensurdecedores. Tipo locais fechados com muita gente falando alto. Dependendo do tom de voz isso vai entrando lá dentro, lá dentro.. não consigo nem pensar mais. Aí eu também "ofendo" as pessoas que falam muito alto perto de mim. Ok ok, às vezes também falo alto, mas quando percebo (ou alguém avisa) eu paro. Mas este não é um recado pro JM, hehehehe.