Páginas

domingo, 23 de novembro de 2008

A História do Keep Calm and Carry On

Durante a primavera de 1939 e com a inevitabilidade da guerra com a Alemanha, o Ministério da Informação do governo britânico produziu um certo número de cartazes publicitários para serem afixados quando a guerra começasse. A idéia era passar uma mensagem do Rei George VI para seu povo de que todas as medidas cabíveis para defender o país estavam sendo tomadas.

Usando apenas a coroa do Rei George VI como elemento gráfico, o pôster dizia “ Mantenha a calma e siga em frente”. Apesar de alguns cartazes terem sido afixados, eles nunca foram oficialmente lançados e ficaram praticamente sem serem vistos pelo público em geral. A idéia era usa-los apenas num momento extremo. (não me perguntem o que eles consideravam extremo para o perido!)

Isso até 50 anos depois quando apareceram no meio de uma pilha de livros que foram adquiridos em leilão pela Barter Books, um sebo inglês que fica em Northumberland. Os livros não eram muito bons, mas eles sabiam que haviam encontrado uma preciosidade. Um Cartaz simples, com uma mensagem simples, que se aplica mais de meio século depois. Eles emolduraram o cartaz original e decidiram começar a reproduzi-lo depois do imenso interesse dos clientes.

Não se sabe quem é o autor do slogan. Pessoas no mundo todo ainda acham conforto em seu design e solgan maravilhosamente simples .

Se assim como eu, você também gosta do cartaz, pode adquiri-lo aqui, no site da Bater Books, foi o lugar com melhor preço, mas não falam na qualidade do papel ou da impressão. Outro lugar é aqui, o mais caro que encontrei. Além dos outros dois lugares já falados.


Um comentário:

Helga disse...

Ei, muitos comentários.. :D

Pra mim o momento extremo poderia ser se fossem invadidos. :D Por ex.

Ei, este sebo fica ao norte de Uberlândia?? :D hihihihih

Eu demorei a me tocar "onde é q eu já vi este poster.." heheheh