Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

Santiago (Parte 2)

Continuando nosso passeio por Santiago...

La Chascona. Foi a segunda das três casas construídas por Pablo Neruda, a primeira é a que fica em Isla Negra (a única que não visitamos ainda) e a terceira é a de Valparaíso. A história da casa é muito interessante, eu não sabia, por exemplo, que a casa havia sido alagada depois que os militares depuseram Allende e que o velório de Neruda (morreu pouco depois do golpe em decorrência de câncer) foi lá mesmo apesar de a casa não estar nada apresentável. A mania de Neruda pelas coleções fica ainda mais evidente e eu fiquei encantada por algumas de suas coleções. Guilherme curtiu o passeio, mas também ver a casa das pessoas é sempre interessante (pelo menos eu acho) não importa quem sejam ou tenham sido. Para visitar é altamente recomendável fazer a reserva online dos ingressos, a visita é guiada e são a cada 15 minutos, os lugares são limitados e as crianças contam (Felipe não, mas as maiores sim) ai já viu o drama chegar e na hora descobrir que não rola ir todo mundo junto, não tem lugar para seu grupo familiar de seis pessoas e tal. Para fazer a reserva é fácil, dá uma olhada aqui.  No site da fundação por sinal tem informações sobre as casas e é possível fazer um tour virtual.


A entrada do Cerro San Cristobal fica a dois quarteirões da La Chascona. O cerro faz parte do Parque Metropolitano de Santiago e lugar é o principal ponto de lazer ao ar livre da cidade. A entrada principal fica pela Pio Nono e o acesso ao Cerro pode ser feito pelo funicular, de carro, a pé ou de bicicleta. Na área do parque tem ainda piscinas, restaurantes e o Zoológico Nacional de Chile. Para subir de carro é preciso pagar um pedágio, nos fins de semana e feriados o caminho tem que ser feito com muita calma já que a estrada é para pedestres e ciclistas também e não pode esquecer que eles tem prioridade. Se for subir de funicular deixe bem claro o que quer, muita gente sobe e faz a descida a pé.



O zoo, fica no Cerro San Cristobal, e o acesso mais fácil é pegando o funicular. Compramos o ingresso e a passagem para subir (a visita se faz descendo, quando terminamos estamos bem perto da entrada do Parque Metropolitano). O zoo não é excepcional, mas está bem conservado e os animais parecem muito bem cuidados, o lugar peca um pouco no quesito acessibilidade, algumas ladeiras são bem ingrimes e alguns caminhos são impossíveis por conta de desníveis e degraus.

Patio Belas Artes, fica em Providencia e é uma praça de alimentação com bares e restaurantes e algumas lojas de souvenires.  O lugar é agradável, mas meio complicado com carrinho por conta dos pequenos desníveis, está sempre cheio e quase todo mundo é turista.

Parque de esculturas, fica as margens do rio Mapocho. É um museu a céu aberto que reune cerca de 30 esculturas de renomados artistas. Dá pra passar um fim de tarde bem legal, as crianças podem corre, tem bancos para sentar e nesta época do ano é bem agradável por conta do clima mais ameno. Em janeiro o parque fecha por uns dias para se preparar para um festival de Jazz que já faz parte do calendário da cidade no verão.


Outro lugar que vale uma passadinha é o Mercado de Abasto (que fica em frente ao Mercado Central). É um mercado como outro qualquer, como tanto que há espalhados pelo mundo. O teto é interessante, mas não é por isso que vale a visita, é que lá está o melhor Mote con huesillos de Santiago (na nossa humilde opinião). Você deve estar se perguntando: "Bé isso?" (se for um leitor cearense). Pois bem, trata-se da bebida tipica chilena, principalmente da região de Santiago. Mote é trigo partido e huesillho é o pêssego seco com carôço (hueso, em espanhol), para preparar a bebida o huesillo é cozido em água com açúcar  por algumas horas até se reidratar (um pouco) e a água ficar com o gosto da fruta (muita gente coloca pêssego em calda, mas ai é trapacear) por outro lado o trigo também é cozido. Tudo é resfriado e a bebida é montada na hora: uma boa colherada de mote, dois huesillos e o suco bem gelado. Muito turista nem prova por conta do aspecto, acha estranho. João e eu gostamos, João na verdade adora, e no calor é muito refrescante. Para chegar no lugar do mote você entra no mercado, sobe e a banca do "Caperucito del Mote con Huesillos" fica na ponta esquerda, olhando para o rio. Mas atenção no local, nós fomos num feriado e no final do dia, já havia pouca gente, segundo amigos chilenos o local não é conhecido por sua segurança.


Nenhum comentário: