Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As fraldas de pano, dão mais trabalho?

Antes de mais nada, melhor tirar logo da cabeça a imagem das fraldas de pano que muitos de nós usamos quando bebês. As fraldas de pano modernas lembram as calças enxutas de antigamente, sendo menos volumosas e mais eficientes. Ah! o melhor de tudo? Dá pra lavar na máquina!
A primeira vez que as vi reinventadas foi no final de 2007 e comprei um lote de seis para usar com o Guilherme, mas o menino não quis conversa com elas, acostumado que estava as fraldas descartáveis (quem mandou comprar fralda cara e fininha) não queria papo com as mais volumosas (tudo bem, ele tinha um ano e meio, andava, corria, pulava e tirava a fralda). Elas ficaram guardadas, foram pra Cabo Verde para casos de emergência e ficaram esquecidas junto com as coisas de bebê numa caixa. O "fracasso" não me fez desistir e antes mesmo de pensar em ter um segundo filho sabia que usaria fraldas de pano.
Depois de uma pesquisa até razoável optei por um modelo ajustável (em tese vai servir até o desfralde) e que eu posso tirar a parte absorvente na hora de lavar e secar (seca mais rápido). Comprei online nos estatis e a cumadre Eulália serviu de pombo correio. A marca é bumGenius e eu escolhi o fecho de velcro, menos pratico na hora de lavar, mas não corre o risco de arrancar a pressão com tudo num momento mais impulsivo. Compramos um pacote com 12 fraldas e a quantidade tem se mostrado suficiente, Felipe usa por dois dias, eu lavo antes de dormir e de manhã já estão secas, mas admito que 6 mais poderiam facilitar as coisas por aqui. O fabricante recomenda 24, eu acho muito e olha que aqui temos uma máquina de sujar fraldas.

Fraldas secando ao vento.

Quando as vi pessoalmente achei grandonas e fiquei pensando que não deveriam ser nada confortáveis, já pensou ficar com aquele volume todo entre as pernas? Um bebezinho tão pequeno! No primeiro mês usamos fraldas descartáveis, hoje penso que deveria ter experimentado uma para ver como ficava por que acho que daria certinho. No começo usei apenas o absorvente para recém nascido assim o volume entre as pernas era menor e a transição (na minha cabeça) mais fácil, quando começou a vazar ficou claro que ele tinha que usar mesmo o normal e pronto! As descartáveis usamos em saídas longas e as vezes nas trocas noturnas, mas as de pano aguentam a noite toda.
Ai, quando falo que estamos usando fraldas de pano, vem logo os comentários de que as fraldas dão muito trabalho, que as descartáveis são mais práticas, que as de pano não são nem tão ecológicas assim que a água, o sabão ... Claro que tudo depende da pessoa, dos hábitos da casa e os motivos que a levaram  a usar fraldas de pano. Uma coisa não dá pra contestar, sai mais barato mesmo elas sendo caras, ao longo de dois anos financeiramente as fraldas de pano compensam. Mas vamos aos dois principais argumentos contra as fraldas de pano:

- O gasto com água de sabão (detergente) não compensaria ecologicamente.
Aqui em casa as fraldas vão pra máquina junto com a roupa do Felipe. A máquina que antes trabalhava com meia carga, hoje trabalha com carga total (o que na verdade é o ideal do ponto de vista do meio ambiente) e é lavada com menos sabão já que para as fraldas manterem a suas características tem que usar pouco sabão. Assim, aqui em casa, as fraldas ajustaram o consumo de água e sabão para níveis mais amigos do meio ambiente.

- Dão muito mais trabalho.
O trabalho que dão é relativo, as de xixi vão direto pro balde. As de coco eu tiro o grosso na pia com água morna e antes iam para um balde com água para não manchar, agora vão pro balde e pronto (muita gente nem tira o grosso do coco dos lactantes).
Isso eu descobri que pra muita gente é trabalhoso, eu não acho. Algumas mães, meio sem jeito, admitem que tem nojo do coco dos pimpolhos, nada de mais, eu também tenho! Quando o coco passar a ser mais firme, será ainda mais fácil, já que basta jogar no vaso e limpar com o chuveirinho antes de ir pro balde.

Arrumadinhas na gaveta

João também se adaptou bem as fraldas de pano e a sua rotina. Não somos radicais no uso das fraldas de pano, para saídas, na idade do Felipe as descartáveis são mais praticas e provavelmente não levaria em uma viagem por que ocupariam muito lugar na mala, mesmo usando aquelas bolsas de vácuo, fora o peso.

Cliente satisfeito!
Na internet tem muita informação sobre as fraldas de pano em geral, fóruns, dicas e tal, mas em caso de dúvida melhor perguntar ao fabricante. As diferentes marcas nem sempre usam o mesmo material  e o que um recomenda pode estragar o produto do outro. Praticamente todos os fabricantes recomendam o uso de sabão neutro e biodegradável, aqui em Mendoza não encontro nenhum apto para máquina de lavar roupa. (Ah! a maioria dos sabões de coco não é neutra, ao contrario do que muita gente pensa) Sendo assim eu uso 1/4 da quantidade de sabão que eu normalmente usaria, as vezes menos, e uso o enxague duplo. Depois de ler atentamente os rótulos decidi usar o mesmo sabão que usamos para todas as roupas da casa já que contem menos elementos para "proteger" o tecido. Aos poucos estou estudando como fazer para que as fraldas sequem ao sol, já que por hora elas secam durante a noite, provavelmente quando as que comprei pro Guilherme entrem em cena.



11 comentários:

Lia disse...

Neda, aqui estou usando as fraldas de pano nas duas. E não se preocupe que elas dão até o desfralde sim, viu? Emília já vai fazer dois anos e ainda está na regulagem média. Mesmo que o Felipe seja parrudinho, tem muita margem!

Livia, mãe da Carol disse...

Confesso que sempre achei estranho usar fraldas de pano hoje em dia. Tinha a idéia daquela fralda enorme que precisamos fazer mil dobras e tal. Mas qdo a Paloma comprou para a Clarice e entregou aqui em casa, eu pude ver que estava equivocada sobre as atuais fraldas de pano. Achei incrível como são perfeitas! E muito bom saber que realmente vale a pena!

Paloma Varón disse...

Adoooro! E suas fraldas são iguaizinhas às minhas, ops, de Cali ;)
Beijos

Fabi Alvim disse...

Também uso, também acho que o "tarbalho" a mais é mínimo e também sou fã!

AMEI a foto das pernocas mais gostosas!! :-)

Beijos

Sandra Kautto disse...

Sou super a favor das fraldas de pano. Cheguei a usar por algum tempo com o Elias, mas dai ele foi crescendo e perdi as fraldas e não comprei mais...

Parabéns pela escolha!
Beijos pra vocês!

Alessandra Mosquera disse...

Hahaha, acabo de escrever sobre o mesmo assunto no meu blog!
Eu adoro fralda de pano, estou super contente com elas, são lindas, fáceis de usar, mais econômicas, ñ cheiram mal como as descartáveis... E por ai vai.
Vc gostou da Bumgenius? Eu não provei, mas adoro a Blueberry, Wonderoo e a Sweet Light. Meu próximo post será sobre marcas! Bj
Http://chuvaesolmaedeespanhol.wordpress.com

Cíntia disse...

Nada como a opinião de outra mãe, assim, sem mistérios. Parabéns! beijão

Magda disse...

Uso 100% Fraldas de Pano na minha filha,não tenho descatável nem para uma emergência.Foi a melhor escolha p nós duas,assadura,passa bem longe

Marcia disse...

Comprei as fraldas de pano (daquelas ajustáveis) quando ainda estava grávida, estava convencida de que usaria apenas elas. Mas meu bebe já está com 4 meses e ainda não tive coragem de usar. Quando coloquei achei que tinha ficado um volume muito grande entre as perninhas dela e também no bumbum. Esperei que ela crescesse mais um pouquinho pra ver se ficava melhor, mas ainda acho que o volume é muito grande. Pesquisei na net, mas não vi ninguém se preocupando com isso. Será que estou me preocupando a toa? Espero poder trocar as fraldas descartáveis pelas ecológicas. Alguém pode me ajudar?

Neda disse...

Márcia, na foto o Felipe está com 4 meses e eu achava volumosa, mas testei para ver como ele reagia e a verdade é que ele parecia não se incomodar com o volume. Faça o teste, se o volume incomodar ela vai "dizer". Para mim, as fraldas de pano ficaram ainda mais praticas depois da alimentação complementar, quando o coco é mais firme e fica bem mais fácil limpar.
Beijos

Marcia disse...

Muito obrigada, Neda. Acho que é coisa de mãe de primeira viagem. Vou tentar usar e ver se ela reclama. Obrigada pela ajuda. Bjs