Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Massinha feita em casa

Toda criança adora brincar de massinha e Guilherme não é diferente. O problema é que nem João nem eu gostamos do cheiro das massinhas comerciais. Testamos várias marcas, mas todas tem um cheiro meio enjoativo. As que mais gostamos são as massinhas tipo as que brincavamos quando eramos crianças, aquelas que não ficam duras tão fácil e vem em embalagens pequenas. Hoje, junto com Guilherme, decidi fazer massinha em casa. Escolhi uma receita que não precisa cozinhar assim fazimos todo o processo juntos. Claro que na hora de sovar a massa ele achou meio "eca", mas deu certo. A consistência é um pouco diferente da comercial, tem menos elasticidade. Aparentemente, a massa cozida ganha nesse quesito. Guilherme adorou a idéia e passamos boa parte da manhã brincando com massinha branca, já que não tinha corante em casa para colocar.

Vamos a receita:
3 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de sal
2 colheres de sopa de oleo vegetal
1 xícara de água

Misturar os ingredientes secos e o oleo, aos poucos ir acrescentando a água, tipo um 1/4 de xícara de cada vez e trabalhar a massa bem. Eu tive que usar mais meia xícara de água para a massa ganhar a consistência desejada e trabalhei até não grudar mais na mão. A partir daí, dividi em bolinhas e Guilherme voltou a brincar. Guardei metade num ziplock. Minha maior dúvida é quanto a durabilidade, mas parece que dura bastante, desde que devidamente guardada. Depois dou o update.

4 comentários:

Lia disse...

Adorei! E é bom pra bebezicos, porque se eles comerem é menos grave.

Houser disse...

Bacana. Se juntar cloreto de potássio, vira explosivo plástico.

Neda disse...

Ainda bem que cloreto de potássio não se encontra na farmácia, nem tenho na despensa ...

Clarisse disse...

Oi Neda
meu nome é Clarisse, sou brasileira mas faço mestrado na Universidade de Oslo, onde estamos desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre imigrantes noruegueses na América Latina (http://www.hf.uio.no/ilos/forskning/prosjekter/nor-latam/). "Fuçando" pela internet encontrei um comentário seu no blog Filhos Bilíngues onde você contava um pouco a história da sua família, e me interessou muito devido à nossa pesquisa aqui. Se você estiver interessada e puder contar um pouco mais, por favor entra em contato comigo (cla_fig@yahoo.com).

Obrigada desde já :-)
Clarisse

P.S. muito legal o seu blog, adorei a receita da massinha, perfeita pra brincar com meu sobrinho