Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cake Boss

Eis um dos programas que estou vendo na TV ultimamente. Não, o programa não dá nenhuma receita, na verdade não ensina nada. Bom, que tem uma boa noção de confeitaria deve aprender alguma coisa, algum macete. Mas não é por isso que eu vejo o programa, eu quero mais é encher meus olhos com açúcar. De lá saem bolos belissímos... Bom, se quiserem saber mais sobre a confeitaria basta clicar aqui, e o show da Discovery aqui.


Bem, pois hoje eu me senti num episódio do show, quatro fornadas de doces sairam da minha cozinha. Um up side down cake e muffins de laranja para a despedida da Soninha na embaixada. E duas tortas de limão para o aniversário do Nivon, logo mais a noite. (E, claro, no meio disso tudo tinha o almoço, benditas sejam as sobras!) Eu até tentei adiantar um pouco os pedidos, mas não sei porquê o Lemon Cheese não deu certo, ficou líquido (está na geladeria esperando uma inspiração divina para virar alguma coisa gostosa). Então ... ficou tudo pra hoje mesmo. Pelo sim, pelo não, fiz uma outra versão da Torta de Limão, à prova de erro. Não teria tempo para tentativas nem cabeça para mais uma frustração, paciência ... quase liguei para a Rachel pedindo socorro.

Torta de Limão
(As quantidades são para uma forma de mais ou menos 20cm de diametro)

Massa
200g de bolacha doce processada
4 colheres de sopa de manteiga bem molinha ou derretida
Misturar com as mãos até ficar uma farofa com algo de liga. Colocar em uma forma de fundo falso não esquecendo de fazer a bordinha. Levar ao forno baixo pre-aquecido por uns 10 minutos, deixar esfriar.

Recheio (pode ser feito com lima, limão, limão siciliano ...)
1 lata de leite condensado
2 gemas batidas
1 colher de chá de casca de limão ralada
1/4 de xícara de suco de limão
Misturar bem todos os ingredientes, colocar na massa fria (temperatura ambiente) e levar ao forno baixo por mais uns 10-15 minutos para cozinhar as gemas

Merengue
Bom, aqui pode ser bem ao gosto do frequês. Minha mãe usa apenas duas claras batidas em ponto de neve, depois adiciona 2 colheres de sopa de açúcar, bate até ficar em ponto de merengue e cobre a torta com uma fina camada de merengue. Eu já prefiro usar 4 claras, para ter mais merengue. Bom, qualquer que seja o caso, a torta volta mais uma vez ao forno para dourar o merengue. Depois de fria, levar a geladeira. Depois eu conto de fez o sucesso da versão anterior.

Ah, já ia esquecendo! Os muffins de laranja foi a primeira vez que fiz e fiquei satisfeita com o resultado. Para a cobertura eu fiz uma calda rala de laranja com rum e açúcar e coloquei um pouco de cascas cortadas em tirinhas, deixe em fogo baixo até quase ferver.

PS. eu sei que cada foto tá com uma iluminação diferente, mas outra hora eu arrumo.

2 comentários:

Raquel disse...

Ainda bem que o teu lemon cheese correu mal, porque tenho me empanturrado com a bendita torta todos os dias.
O problema vai ser eu gostar dessa tanto quanto a outra.
Preciso de um ginásio já!!!

Sofia Fonseca disse...

a melhor tarte do mundo.. em casa chamamos bolo dos montinhos.. o preferido de tooooda a familia :)