Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

Muffin da Beatriz


Quando esteve aqui em outubro, a Socorro trouxe, da parte da filha, um pacotinho de doce de leite para o Guilherme. O doce é o favorito da menina, mas seu Guilherme não deu muito bola, então eu decidi aproveitar. Foi assim que nasceu o Muffin de doce de leite com nozes, a base é uma receita da Valetina do Trem bom.

300gr de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
70gr de açúcar
150gr de nozes picadas
1 ovo batido
1 xícara de leite
200 ml de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 pacote de doce de leite camponesa em barra

Pre-aqueci o forno a 180C, coloquei os papelinhos nas forminhas e então ...
Em uma panela coloquei um pouco de leite e o doce de leite (já amolecido no micro-ondas) cortado em pedaços e fui mexendo, aos poucos fui colocando leite no olhometro mesmo, esse leite não é a xícara de leite da receita foi só para amolecer o doce de leite. O processo demorou um pouco, porque tive que tirar do fogo algumas vezes para deixar esfriar (sim, podia ter feito em banho maria, mas não fiz!) Quando a quantidade me pareceu equivalente a uma lata de leite condensado, coloquei uma colher de sopa de manteiga, quando esta derreteu eu apaguei o fogo e coloquei a xícara de leite e fui mexendo. Deixei a panelinha de lado.
Em um bowl coloquei todos os ingredientes secos e misturei bem, em outro coloquei todos os ingredientes molhados, inclusive os que estavam na panelinha e misturei bem. Depois misturei secos e molhados usando um garfo até a massa estar toda húmida. Distribua nas forminhas (a receita redeu 15 bolinhos) em cima coloquei um noz inteira. Leve ao forno até passar no teste do palito. Ah! depois de pronto polvilhei com açúcar de confeiteiro

3 comentários:

Socorro Acioli disse...

Eba! Vou mostrar pra ela!

E ficou gostoso?

Será que se colocar os quadradinhos de doce de leite como se fosse chocolate chips dá certo?

Socorro Acioli disse...

Ah! A foto ficou perfeita!

(o meu comentário anterior sumiu?)

Neda disse...

sim, ficaram muito bons!!! Inicialmente havia pensado em colocar os cubinhos, mas algo me disse que eles iam para o fundo mesmo que eu enfarinhasse antes.