Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Buzio - Culinária Cabo Verdiana

Para quem não tem família em Cabo Verde é complicado comer pratos tradicionais para além da cachupa (katxupa). Não há restaurantes de comida típica, alguns tem em seu cardápio pratos típicos que nem sempre estão identificados como tal e outros até tem pratos típicos, mas eles não constam do cardapio, então já ir sabendo que lá tem e pedir. Pois ontem, fomos apresentados ao buzio. Quem preparou foi Sofia, amiga que mora aqui no condominio.

O buzio é na verdade o bichinho que mora dentro daquelas conchas maiores, aquelas que a gente coloca no ouvido e escuta o mar. No litoral daqui eles estão aos montes, bom, na verdade só vemos as conchas quebradas (como nesta foto lá do Tarafal). Nos adoramos o prato, realmente DELICIOSO e com certeza, agora que sei como fazer e onde comprar, farei para as proximas visitas aqui do solar. Infelizmente, não tenho fotos do mais que agradável fim de tarde e noite na casa de Sofia e Djassi. Se algum caboverdiano se ofecer pra preparar buzio, minha gente, vão com fé, que o negócio é bom. Aqui se come com pão, mas já soube de um lugar que serve com macarrão. E confesso que fiquei com vontade de temperar com um pouco de grog (cachaça daqui) pra ver como fica, algo me diz que vai ficar bom também. A receita vai ficar pra quando eu fizer o prato.

2 comentários:

Paloma Varón disse...

Já comi cachupa (mais de uma vez, com os amigos cabo-verdianos) e adorei. Mas o búzio deve ser, hmmmm, de dar água na boca. Eu quero!

Sofia Fonseca disse...

Hmmm gostei do post :)

Gostei da foto!!

Beijinhos