Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2009

Não é novidade, mas eu só fiquei sabendo agora então ...

Voluntários ajudam a encontrar crianças perdidas nas praias

Basta uma distração e pronto. As crianças se perdem na praia, desaparecem no meio da multidão. Guarda-vidas tomam medidas diferentes e criativas para reaproximar pais e filhos na areia.

Em Balneário Camboriú, na última temporada de verão (2008), o Corpo de Bombeiros registrou 500 casos de crianças perdidas.

A orientação para o banhista que encontrar meninos ou meninas sem os pais é levá-los ao posto de guarda-vidas. E quem está na areia pode ajudar na localização. Os bombeiros saem com as crianças nos ombros, batendo palmas. As pessoas também batem palmas e os pais facilmente localizam os filhos. "É uma coisa que virou tradição. Então, quando começa a bater palmas é sinal de que tem alguém perdido", diz o professor André Oliveira.

Em Santos, no litoral de São Paulo, os pais contam com a ajuda de voluntários: os Anjos do Verão que ficam de olho nas crianças. A idéia surgiu depois que os pais perderam o próprio filho. "O Lucas, meu filho, com 2 anos se perdeu no meio da multidão. E foi um desespero muito grande. Eu e minha esposa tivemos idéia de criar um projeto para banhistas, para que as crianças sejam reencontradas facilmente", diz Rui Silva.

Os pais podem adotar uma medida simples: a confecção de pulseiras de identificação, com telefone de contato e nome da criança. Mas essa é apenas uma prevenção - nada substitui a atenção dos pais.


fonte: Portal G1

Um comentário:

Helga disse...

Que massa!! Eu, que não sou frequentadora assídua de praias, não conhecia. Mas adorei. :) A etiquetinha com nome é ótimo! E não tem jeito, vc fala pra criança seguir em linha reta pra água, mas aí ela conhece seus melhores amigos la´ e saem andando, ou sai pegando conchinhas do mar..