Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lucias Dag - Updated


Em um dos meus blogs favoritos saiu um lindo post sobre o Lucias Dag na Suécia. Com belas fotos, vale a pena dar uma olhada, aqui

Hoje é o dia de Santa Lucia (Luzia, para os lusofonos), é também o dia mais escuro do ano lá na escandinávia, por isso, uma tradição de origem italiana (e que por lá já pouco de faz) ainda vive na Noruega e na Suécia (não sei como é na Dinamarca). A festa é maior entre os pequenos, mas os grandes as vezes também participam. Uma procissão é formada tendo a frente Lucia, uma menina vestida com uma túnica branca, uma fita vermelha na cintura e uma coroa com velas na cabeça. No original, eram velas de verdade, mas hoje em dia o comum são coroas com baterias e luzes mesmo. A comemoração é nas igrejas e nas escolas, fica tudo escuro e devagarinho você vai vendo a tenue luz se aproximando e o som das músicas. Na minha escola, Lucia foi um rapaz, a dias tento lembrar a razão para colocar aqui, algo me diz que foi alguma aposta, mas ele representou o papel sério, andou pela escola, com velas (de verdade) na cabeça e todo um grupo com ele.
Já vi relatos de outras pessoas e acho que, quem tiver a oportunidade, vale a pena.

2 comentários:

Helga disse...

Pois não é que hoje é o níver da minha mãe LUZIA? :) Gosto de lembrar da grande sacada que tive quando pensei que é o verbo Luzir no passado. :) Ato de algo ou alguém que possui luz própria. :) Por isso achei simpático que as crianças (ou a Lúcia) tragam iluminação para os lugares, embora seja mais pro símbolo da auréola que a santa Lúcia traria naturalmente consigo (digo: sem baterias).

Enfim, muito simpático o post. :) E a foto.

Blenda Oliveira disse...

Que lindas essas fotos! E assim como a Elma, eu sempre me lembro do dia de santa Luzia por causa da mamãe! :)