Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2008

El Biciclown


Às vezes fico imaginando qual a marca que deixo nas pessoas que cruzam a minha vida. Sei as marcas que as pessoas deixam na minha vida, o que aprendo a fazer ou não fazer, a maioria das pessoas com quem convivo me transforma. Não sou a mesma pessoa que era ontem, por exemplo. Alguns aprendizados ficam para sempre, três são os mais marcantes e foram aprendidos em momentos bem distintos da minha vida e com pessoas que não podiam ser mais diferentes.

- “Tudo é relativo”, a frase favorita de Dagfinn, irmão de Hilde lá na Noruega.

- “Não justifica” ou “Nada justifica”, frase repetida pelo Prado à exaustão cada vez que alguém pisava na bola lá na Verdes Mares em Fortaleza.

- “Se não se resolveu é por que não chegou ao fim” ou “No final, tudo se resolve”, essa é na verdade uma compilação de aprendizados de uma vida.

Tem uma pessoa que eu tenho certeza que eu deixei impressão no mínimo sem graça. Essa mesma pessoa me marcou muito, mas muito mesmo. Dificilmente, decida fazer o que ela decidiu fazer, mas pensar nela, na verdade nele, me ajuda a tomar decisões difíceis, aquelas que envolvem grandes mudanças.

O único contato pessoal que tive com o Biciclown foi há 5 anos (gente como faz tempo!) lá em Fortaleza. Era um fim de semana de plantão e o pessoal do Diário do Nordeste ligou para a TV dando a sugestão de uma pauta, eu teria que conversar com o personagem lá na praça por que se tratava de um ciclista e estava de bermudas, portanto não poderia entrar na redação. Álvaro, um advogado espanhol, é também um clown e ciclista, que decidiu dar um tempo na vida burocrática e percorrer a América Latina em Bicicleta, o projeto se chama “quilômetros de sonrisas”. Na conversa, além da pauta, ajudei a encontrar um lugar para ficar e um lugar para uma apresentação. Na época, infelizmente, me limitei ao que me era pedido, como lamento isso. No blog a passagem por Fortaleza se chama “A tristeza” e realmente acho que essa foi a imagem que ficou, com razão.

Hoje o biciclown percorre a África em bicicleta, está nisso há mais de três anos, isso mesmo, três anos! pedalando pelo continente. Para quem quiser saber mais sobre essa aventura e essa pessoa marcante é só acessar : www.biciclown.com.

A foto ai em cima é na Turquia, Capadócia.

Nenhum comentário: